A minha seleção de REAs

Após diversas hiperligações, leituras e análises, as averiguações feitas levaram-me à escolha dos dois Recursos Educacionais Abertos (REA) que aqui apresento.

Os critérios utilizados na seleção de ambos – processo que não teve em conta nenhuma ordem particular (excepto, talvez, o “Interesse”) foram os seguintes:

Interesse – Prevalência na seleção de recursos em áreas científicas e/ou temáticas do meu interesse (e por que não, habilitações), tais como: Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia ou Educação, Educação à Distância, eLearning, Ética ou Interculturalidade.

Atualidade – Procura de REA’s o mais recentes possíveis;

Pertinência – Interligado com os critérios anteriores; escolha de REA cujo tema/conteúdo/objeto possa ser considerado de relevância atual;

Confiabilidade – No site, no recurso, na instituição/organização e/ou autor(es), garantida, entre outros, através de peer to peer reviewing;

Abertura – Verificação de licença de atribuição Creative Commons ou licenciamento de Domínio Público e, concomitantemente, a averiguação sobre a sua reusabilidade (poder, pelo menos, integrar o recurso noutro REA e/ou aplicá-lo em situação/contexto de aprendizagem concretas);

Interatividade – Atenção pelas ferramentas que podem potencializar, tecnológica e pedagogicamente, interações online.

Tendo presentes estes pontos, eis os Recursos que assinalo como passíveis de interesse e que, na minha opinião, reúnem as condições de procura/escolha acima referidas. A cada uma das indicações, juntar-lhe-ei, como solicitado na UC –Materiais e Recursos para eLearning, uma breve descrição dos mesmos e sobre como, quando e para quem os REA’s poderiam ser (re)usados.

…………………………………………….

1-      http://www.arasite.org/mmedia/eprise/index.htm

Conseguido através da Comunidade Aberta/Repositório Aberto MERLOT, o recurso intitulado Sociology of Leisure: Enterprise and Entrepreneurship RLO, foi submetido em 2010 por Ania Gruszczynska e é da autoria de Dave Harris.

Segundo indagações feitas, até ao momento, este foi depositado pelo próprio, em Jorum- Learning to share.

De licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/uk/, o recurso partilhado, permite, entre outros, que seja (atribuindo o devido crédito ao autor) transformado/remixado.

Depois de, devidamente traduzido para português, vê-lo-ia perfeitamente, quase tal qual como está (com algumas adaptações ou adequações à realidade portuguesa), integrado, numa formação, em b-learning ou e-learning (dado o seu formato interativo), destinada a (para além do sugerido: estudantes em Sociologia do Lazer ou em Gestão) empresários e profissionais nos quadros dirigentes de organizações em função ou para jovens empresários/empreendedores.

Com propostas de outras hiperligações, ilustrado com exemplos adaptados à realidade portuguesa, reformulado em termos de objetivos/competências de aprendizagem, etc., o recurso poderia, enquadrado numa atividade cujo tema seria, por exemplo, “Que qualidades deve possuir um Empresário?” ou ”Fatores psicossociais a ter em conta na gestão dos recursos humanos”, apoiar a auto-aprendizagem, auto-conhecimento e a auto-reflexão. Poderia ser reutilizado, igualmente, como trampolim para futuras discussões online, independentemente da plataforma ou ambientes utilizados.

Vantagens – Subjetivas: de interesse e pertinência sociológica; Semi-Objetivas: com licença CC de grau bastante elevado de abertura, permite que seja transformado e que seja “reusável” em diferentes contextos e situações de ensino-aprendizagem; construída a partir de ferramenta que permite Interatividade.

Limites – Semi-Objetivos: Atual; Confiabilidade – pode ser considerada relativa já que o recurso não foi revisado pelos pares;

2-      http://www.flickr.com/photos/sociologysource/sets/72157627245239591/

Com possibilidade para inúmeras reutilizações e adaptações, na área do ensino-aprendizagem da Sociologia, este recurso sequencial de slides/ imagens, permitidas e partilhadas, em 2011, pelo criador da SociologySource.org, Nathan Palmer, poder-se-á adequar e integrar quer num contexto de ensino presencial ou à distância e, neste, em b-learning, e-learning, m-learning ou ainda….

De linguagem universal, a imagem pode atrair e/ou ser mais facilmente recebida por públicos, contextos e situações, diversos. Tendo em conta isso, o REA escolhido, proporciona (essencialmente aos professores), material para o ensino de módulos/conteúdos de Introdução à Sociologia, sobre o “ O que é e para que serve a Sociologia?” ou “Senso Comum vs Sociologia”, quer para jovens ou adultos, quer estejam no ensino secundário ou superior, público ou privado, “regular” ou profissional.

Com óbvia aparência de simplicidade e, talvez, pouco original, o recurso partilhado (embora implique, para a sua plena readaptação e usufruto de outros recursos, o nosso registo enquanto membros) oferece grande maleabilidade para poder enquadrar-se, na sua totalidade ou dividido em partes, enquanto material de apoio, numa atividade em e-learning, cujos objetivos poderiam ser, por exemplo, de reflexão e discussão conjunta sobre o que é o senso comum e quais os seus perigos. Para tal, seria necessário, por exemplo: complementá-lo com questões orientadoras e alterá-lo – eliminando ou acrescentando slides.

…………………………………………….

O exercício de seleção de REA’s, da qual resultou esta exposição, embora algo extenuante (pois são muitos os recursos partilhados e implicou um conjunto de verificações segundo os critérios estabelecidos), foi interessante e permitiu confirmar a adesão de muitos “cibernautas” áquilo que se poderá designar de Movimento Aberto.

Anúncios

One thought on “A minha seleção de REAs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s