Fontes/Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (3 exemplos)

No seguimento das atividades na Unidade Curricular de Materiais e Recursos para eLearning, do Mestrado de Pedagogia do E-Learning, pela Universidade Aberta, foi-nos proposto pelo Professor José Mota, a seleção fundamentada de três fontes /repositórios de Recursos Educacionais Abertos.

…………………………………………..

Considerando que Recursos Educacionais Abertos (REA) ou Open Educational Resources (OER) são, segundo definição da UNESCO, todos os materiais educativos digitais (livros, planos de aula, cursos, trabalhos, testes, projetos de áudio, vídeo e animação…), que estão no domínio público ou introduzidas com uma licença aberta, disponíveis para que qualquer pessoa possa livre e gratuitamente copiar, usar, adaptar, revisar e voltar a compartilhar, e com o objetivo de proporcionar um maior leque de comparação entre repositórios, optou-se por tomar como ponto de partida para a busca e seleção, o seguinte critério:

  • Variedade – escolha de três fontes preferencialmente díspares, quer na nacionalidade e/ou origem institucional da organização/administração do repositório quer no género de materiais partilhados (testes, cursos, livros…) como, também, na credibilidade dos repositórios e no tipo de licenças apresentadas.

Sendo assim, aqui se partilham as fontes escolhidas:

  1. GAVE: Banco de Itens. Ministério da Educação e Ciência de Portugal. Disponível em: http://bi.gave.min-edu.pt/bi/

Listado em http://educacaoaberta.org/wiki/index.php/Lista como repositório de iniciativa do Ministério da Educação de Portugal, disponibiliza, com carácter experimental, um conjunto de materiais tais como testes de conhecimento, provas, exames e fichas de avaliação, agrupados por níveis de ensino e ciclos, relativas a diversas disciplinas: matemática, língua portuguesa, biologia, física, química, geologia, geografia e economia.

A sua licença   permite a reprodução, distribuição e transmissão do trabalho mas proíbe a alteração ou transformação do trabalho ou que se criem outros trabalhos nele.

Esta é uma escolha propositadamente polémica. Apesar de ser referido enquanto repositório de REA e de disponibilizar gratuitamente materiais educacionais, poder-se-à questionar que este Banco de Itens:

  • Parece estar mais vocacionado para a partilha de recursos educacionais adequados ao sistema de ensino tradicional e não de eLearning;
  • Não garante todos os níveis de abertura, sugeridos por Ikka Tuomi, como o direito de modificar e adicionar valor ao recurso.

No entanto:

  • Este pode ser entendido como um passo, ainda que experimental, para REA’s de ensino de nível não superior;
  • Permite-nos, entre outras, a discussão sobre o sentido e a razoabilidade (ou melhor dizendo, das potencialidades e limites) da adoção, por todos e não apenas pelos professores, de REA’s no ensino de nível não superior.
  1. 2.  Commons: Open Educational Resources. ISKME (Institute for the study of Knowledge Management of Education). Disponível em: http://www.oercommons.org/

 

Repositório de práticas de ensino-aprendizagem, assume-se como:

 “the first comprehensive open learning network where teachers and professors from pre-K to graduate school can access their colleagues’ course materials, share their own, and collaborate on affecting today’s classrooms. It uses Web 2.0 features (tags, ratings, comments, reviews, and social networking) to create an online experience that engages educators in sharing their best teaching and learning practices.”

Registado sob a licença  permite, para além da partilha e adaptação dos recursos, a sua redistribuição, desde que esta seja feita sob as mesmas, ou similares, condições permitidas por esta licença.

Direcionado para a partilha de recursos, materiais entre professores dos mais diversos níveis de ensino, este parece ser um ótimo espaço para o trabalho colaborativo e troca de experiências educacionais, interdisciplinares e a nível global.

Aparenta ser um excelente exemplo de integração de REA no quadro do Movimento e Comunidades para uma Educação Aberta…

3 – Open of Course. Disponível em: http://open-of-course.org/courses/

“Free for you to use, edit and redistribute. On Open-Of-Course you find a selection of Multilingual and Free Online Courses and Tutorials The focus is on educational information where people can benefit of in daily life. “

De referência discutível, porquanto os responsáveis pela organização/administração destes Cursos e tutoriais não surgem de forma clara nem imediata, a fonte escolhida pode revelar outras potencialidades não evidenciadas nas propostas anteriores:

  • Oferece Cursos e Tutoriais (não provas, exames, testes,…, ou trocas de experiências/práticas) de conteúdo aberto e gratuito;
  • Os Cursos e Tutoriais são multilinguísticos;  
  • Utiliza um software bastante conhecido (pelo menos, pelos professores portugueses), usado, na sua maior parte de forma fechada: o Moodle.

A licença, não sendo Creative Commons, não aparece como óbvia mas, após algumas averiguações e clicando, entre outros, na imagem do Moodle (https://moodle.org/), compreende-se que a versão do Moodle disponibilizada é considerada de Domínio Público, o que pode ser, talvez, de interesse enquanto objeto de debate.

……………………………………………..

Dentre as/os várias fontes/repositórios possíveis, estes são as/os escolhidos e aquelas/aqueles que se apresentam para análise,  peer-to-peer review e discussão/conversa aberta…

Anúncios

3 thoughts on “Fontes/Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (3 exemplos)

  1. Olá Nathalie,
    Gostei das tuas questões. Eu também tive dificuldade em escolher os repositórios, pois a maioria pareciam apenas compilações de recursos sem indicação de que tipo de licença lhes era atribuída…
    🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s