Trabalho em Equipa: Online vs Presencial

Trabalhar em Equipa online é tão ou mais DIVERTIDO do que trabalhar presencialmente. Disso não haja dúvida! Quando o espírito colaborativo está presente, até as dificuldades tecnológicas (como por exemplo: comunicação intermitente, aos soluços, por falhas de eletricidade, problemas de rede e outros) são transformadas em momentos hilariantes, de grandes ataques de riso partilhados.

Digo isto, para todos os quantos ainda estão céticos em relação à educação à distância, ao e-Learning ou mesmo ao b-Learning, e porque ainda estou no rescaldo de um trabalho terminado ontem à noite, para Modelos de Educação à Distância (U.C. do Mestrado em Pedagogia em e-Learning, exigente quanto baste, e o qual estou a ter muito prazer em frequentar), com os meus quatro colegas de equipa Mobile Peer- Review.

É engraçado como a parte humana se sobrepõe sempre, bem… quase sempre…, à tecnologia!

É verdade que o momento de constituição das equipas, sempre difícil mesmo em contexto presencial, se torna mais complicado com uma comunicação assíncrona. Cada um tem o seu ritmo (somos todos adultos, com família, alguns no ativo-felizmente-, com responsabilidades –uns mais do que outros -em diferentes áreas e domínios), diferentes priorizações e/ou compromissos inadiáveis. Nem todos interpretam da mesma maneira o fluxo de posts deixados nos fóruns (daí a importância da comunicação escrita, das mensagens serem claras e sucintas, entre outras características que qualquer estudante online deverá ter…faz-me lembrar MAMBO6 – módulo de Ambientação – e a Professora Lina Morgado). O lapso de tempo entre as comunicações, entre a ação e reação, é maior, etc. .

Mas, as hesitações são as mesmas: “avanço não avanço”, escolho não escolho”, “devo ou não devo”, assim sucessivamente, e as vontades em acolher e de ser-se acolhido, em integrar e sentir-se integrado, permanecem iguais…ou não fossemos nós humanos e seres sociais, não é?

Reforço, pois, a ideia de que com vontade, compreensão, entreajuda, empatia e mente aberta aos outros e às suas ideias, não há trabalho de equipa que não seja, simultaneamente, produtivo, enriquecedor e, senão divertido (como tem sido até agora), pelo menos muito agradável!

Bem Hajam (adoro esta expressão), Colegas e Professores MPeLeanos6!

Anúncios

4 thoughts on “Trabalho em Equipa: Online vs Presencial

  1. Olá Nathalie, fantástico!
    É verdade e esse sentimento é transversal a todos os grupos…
    Gosto bastante mais dos trabalhos em grupo do que individuais por essa interacção e partilha!
    Bem hajas! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s