Criação de storyboard – um esboço de narrativa

Continuando na minha viagem de Aprendizagem.

Pediram-me para criar uma narrativa e construir um vídeo, segundo a metodologia do digital Storytelling, dedicado ao tema “A experiência de ser estudante online na Universidade Aberta”.

Eis mais um desafio!

1ª Reflexão: Ler os recursos disponibilizados. Encontrar a minha narrativa…não é fácil falar-se de nós próprios. Porque, no fundo, é disso que se trata, não é? De contar uma história que é a nossa? A do nosso passado, do nosso presente e a das nossas expectativas de futuro. Independentemente do ângulo escolhido – o do pensamento, o da experiência mais ou menos vivida,…- a própria escolha da narrativa (por mais profissional, distanciada ou “embelezada” que seja) implica sempre demonstrar e entregar mais um pouco de mim/nós, de quem sou eu/somos nós. Tenho, pois, de tentar escolher o tom certo, o equilíbrio entre o íntimo e o público, a transparência/autenticidade e a partilha.

1º ensaio– Escolher ideias-chave, melhor maneira de não me perder e ao mesmo tempo de ser verdadeira. Pensar em palavras-chave, contribui para afunilar e afinar o meu pensamento.

Resultado de 1º ensaio, em palavras-chave: Controlo, Segurança, Conforto, Universidade Aberta, Web 2.0, Moodle, Corte/Crash, Conexão, (maior) Complexidade, Confusão, Caos, Desconstrução-Reconstrução, Conhecimento, Saber, Aprendizagem, Pontes, Incertezas, Insegurança, Futuro, Expectativas, Esperança…

2ª Reflexão: conhecer as diferentes ferramentas, disponíveis, para contar a minha digital story. Exercício não menos complicado que o anterior! São tantas. Conhecê-las pressupõe experimentá-las e isso leva-nos a fazer downloads. Grátis e sem registar-se, de preferência :)!

Fiz downloads aqui e ali. Quis experimentar…movie maker, novas versões de powerpoint, audacity, links para músicas, imagens e filmes com licença Creative Commons,… Os professores e os colegas partilham tantos caminhos possíveis. Perdi-me no meio. E o meu computador está a dar sinal de estar sobrecarregado…lento como tudo! Será que vou conseguir prosseguir neste novo mundo/era digital?

2º Ensaio: enquanto isso, regressei à minha zona de conforto. Fui construindo devagarinho e no Powerpoint, uma narrativa possível…de experiência de estudante Online na Universidade Aberta. Vou tentando seguir a(s) lógica(s) e passos propostos do Digital StoryTelling. De momento, sem som (bem que gostaria de integrar uma música, por exemplo, de “Never Ending Story“, “Passion” do Rodrigo Leão,…,ou do sountrack dos filmes “Chocolate” ou do “Les uns et les autres”,…, mas há a importante questão do License Creative Commons) sem voz, sem movimento/animação, só imagem (desenhos) e algum texto.

Resultado de 2º ensaio: Uma narrativa possível…

Esboço de storytelling

3º Reflexão: vou ter que sair da minha zona de conforto, se quiser avançar.

3º Ensaio: em construção :)!

Deixe uma Resposta

