O meu PLE – Representação gráfica e descrição comentada

PLE NathaliePLE NatFerret

Embora um PLE seja entendido como “… one node in a web of content, connected to other nodes and content creation services used by other students. It becomes, not an institutional or corporate application, but a personal learning center, where content is reused and remixed according to the student’s own needs and interests. It becomes, indeed, not a single application, but a collection of interoperating applications—an environment rather than a system” (Downes, 2007), associado à Web 2.0 e uma realidade “dita” Virtual, percebo o PLE, o meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem, como algo de mais lato, que se inclui num Todo (numa relação de Ying e Yang, de convergência e de complementaridade), entre a realidade física e a virtual e num quadro de um processo dotado de grande complexidade.

Nesta perspetiva, e a meu ver, em que tudo tem a ver com tudo, não sendo pois fácil discernir o início e o fim de cada um dos elementos de aprendizagem considerados, adotei a configuração circular. Exº O WordPress/Blog – É um serviço/recurso (e ferramenta) ao qual N recorre, para processar, organizar e compilar as informações e para partilhar as aprendizagens, do qual se apropria e transforma (tornando-o no blog de N) e cujo fim, volta ao seu início para outra(s) pessoa(s), ou seja, um recurso de aprendizagem para A, B, C,…

Para representar o meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem, escolhi, com base no critério de abrangência, dois níveis de círculos que se sobrepõem, ou encaixam, uns nos outros. Sendo assim, no primeiro nível incluem-se: as Comunidades de Aprendizagem (círculo preto), os Serviços/Recursos (círculo traço-ponto) e as Ferramentas (círculo com pontos), aos quais recorro e utilizo e no segundo nível, consideram-se algumas das funções dos recursos e ferramentas, por mim utilizadas: Pesquisa (círculo laranja), Compilação/Organização (círculo verde), Processamento (círculo lilás) e Partilha/Interação (círculo azul).

Downes, S. (2007). Apresentação in: http://www.downes.ca/files/boston.ppt

Anúncios

One thought on “O meu PLE – Representação gráfica e descrição comentada

  1. Gostei bastante de sua visão que alia aprendizagem formal e a outra que se dá ao longo da vida e de modo informal. Também compartilho este pensamento, e ficou muito interessante esta sua veia mística do Ying e Yang, estou de acordo que a palavra chave tenha que ser: complementariedade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s